Um Blog dedicado à literatura infantil bem como todas as abordagens culturais que possam envolver as crianças!
RSS

Livros e Etc...


Eu adoro livros. Quando criança, tinha um pouco de preguiça, pois sempre fui ansiosa demais e começar um livro pra mim era que nem ler a biblioteca toda num dia; não tinha fim. Pulava palavras, engolia páginas... Aos poucos fui pegando gosto pela coisa e hoje me envolvo nas histórias literárias. Não tive muito estímulo, portanto, o despertar veio de mim mesma.
Quero desde cedo acostumar Clara com os livros, acho muito importante. Estimula a criatividade, imaginação, aumenta nossa capacidade de raciocínio e conversação, nos traz conhecimento de palavras novas e de notícias novas e antigas. Fora outras maravilhas que letrinhas nos dá.

Desde que a abril lançou uma coleção de livros com histórias da Disney, me empolguei e comprei pra Clara, a coleção inteira. São 20 livros e era lançado a cada semana. São lindos, com capas fofinhas, muito duráveis e vem com o cd com as vozes dos personagens. Já falei no meu outro blog sobre essa coleção, mas não me canso pois são lindos. Já li para Clara, ela adora as figuras e creiam: Ela não quis comer!!kkkkkkk.. Pois é, ela adora comer papel e rasgar livros, mas os dela ela só quis explorar. Muito bom..

Essas histórias da Disney são lindas e infantis; não infantis no sentido "bobo", mas sim no despertar da imaginação, viajar nas histórias e brincar do faz de conta tão lindo; acreditar no "felizes para sempre". Eu lembro que a história que mais amava, e que até hoje é a minha preferida, é "A Bela e a Fera". Adoro o jeito da Bella, ela é alegre, inteligente, corajosa e doce. Acredita nas mudanças das pessoas e enxerga sempre o lado lindo da vida e das pessoas. Quero que Clara tenha sua historinha favorita e que conheça todas possíveis.

Já estou de olho numa coleção infantil de Monteiro Lobato que vi na Saraiva, da editora Globo... Já já terei comprado e posto aqui. O criador de "Emília", foi um escritor que fez a diferença em suas obras, por ter uma linguagem compreensível, irônica e com um humor diferente, contando muitas histórias do campo e com personagens bem irreverentes. Gosto muito!
Beijos!!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Estimulando a Leitura Desde Bebê


Um tipo de livro para cada idade

A leitura pode e deve ser estimulada na criança desde cedo. “A faixa etária é só um indicador”, ressalta a psicóloga.
“Antes de mais nada, é necessário observar o desenvolvimento da criança para perceber o que é mais adequado a ela, pois quanto mais nova, maior deve ser a participação do adulto em atividades envolvendo livros”. Confira as dicas da psicóloga para o estímulo da leitura em cada faixa etária:

Entre um ano e meio e três anos: Nas crianças menores, Ana Cássia sugere incluir entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.Dos três aos seis anos: Aqui os livros só com imagens e enredos curtos são os mais indicados, já que as crianças utilizam atividades lúdicas no seu impulso de descobrir o mundo real e a linguagem nesta fase. “O enredo deve ser curto, contendo humor e mistério, com repetição dos elementos para a manutenção de sua atenção”. A participação do adulto é essencial, segundo a psicóloga, “enquanto leitor das situações apresentadas, permitindo à criança estabelecer uma conexão entre o mundo real e o mundo da palavra, que nomeia o real”. Ela alerta para a necessidade de o adulto tornar a leitura interessante e incluir a criança como um participante ativo, “fazendo-a interagir com a história por meio de perguntas, por exemplo, ou pedindo que reconte a ´estória´ numa outra situação”.

Dos seis aos oito anos: é nesta idade que a criança inicia o aprendizado formal da escrita. Segundo Ana Cássia, a atividade requer ainda o predomínio da imagem como ferramenta para ajudar a criança a entender o texto. Assim, as situações apresentadas devem ser simples, referir-se ao mundo maravilhoso ou cotidiano, com toques de humor e ter começo, meio e fim. Outra dica, segundo a especialista, é buscar histórias com personagens bem definidos quanto ao caráter, “para evitar que a criança se confunda quanto a esse aspecto”. Para uma melhor compreensão do texto nesta fase, ele deve ser breve, conter palavras de silabas simples, frases em ordem direta e elementos repetitivos. Os temas podem ser variados, mas um elemento sempre atrativo nesta etapa é o da inteligência vencendo a força. “Não se deve perder de vista que o pequeno leitor está se arriscando numa nova aventura, com muitos obstáculos a serem superados”, explica Ana Cássia. “Por essa razão, o incentivo carinhoso e compreensivo do adulto é fundamental nessa descoberta”.

Dos oito aos 10 anos: Nesta fase em que a criança já tem um domínio maior do mecanismo da leitura, Ana Cássia indica livros contendo imagens dentro de uma relação dinâmica entre o verbal e o visual, de modo a ampliar a compreensão do texto. As frases continuam simples, porém devem ser substituídas aos poucos por períodos compostos por coordenação. Com começo, meio e fim, as histórias preferencialmente devem contar com uma situação central, a ser resolvida com toques de humor e situações inesperadas, podendo ser reais ou fantásticas. “Mais uma vez o adulto assume papel importante, não só de incentivador da atividade, mas também no pós-leitura, funcionando como um suporte frente ás dificuldades”, explica a psicóloga.

Dos 10 aos 12 anos: Nesta idade, o leitor já domina o mecanismo da leitura, tem maior capacidade de concentração e abstração e é capaz de compreender o mundo expresso no livro. Os textos podem ser mais densos, maiores, com uma linguagem mais elaborada, sendo as imagens dispensáveis. Ana Cássia ressalta que há, nesta fase, uma grande atração por confronto de idéias, por heróis humanos que lutam por seus ideais, histórias de problemas cotidianos que impedem a realização do indivíduo ou histórias de amor, por elementos desafiadores da inteligência, num contexto realista ou maravilhoso. Há uma farta variedade de literatura para essa faixa de idade. Exemplos são contos, crônicas, novelas de aventuras ou sentimentais, mitos, lendas, ficção científica, policial, documentários, histórias de humor, de raças ou animais. E o adulto, qual função ocupa nessa empreitada? “Aqui o leitor já é um pré-adolescente, alguém que se sente muito forte e portanto dispensa a participação dos adultos, que podem assumir o papel de desafiados desse ser em ebulição”, ressalta a psicóloga.

A partir dos 12 anos: Nesta etapa encontra-se o leitor crítico que, por ter um pensamento mais reflexivo e dominar plenamente a leitura, é capaz de fazer uma reflexão mais profunda do texto a da realidade. O mercado editorial para essa faixa etária é bastante amplo. “Um adolescente que foi estimulado durante sua vida para o exercício da leitura, que freqüentou livrarias e bienais, de uma maneira positiva, não terá dificuldade em saber o que ler, não só por seus interesses, mas por já estar habituado a atividades do gênero”, resume Ana Cássia.

Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga pela USP, especializada em Problemas de Aprendizagem. É co-autora do livro Puericultura – Princípios e Práticas, onde aborda aspectos relacionados a ‘estimulação cultural da criança’.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nossos Contos e Cantos

Bem vindos!!!

Para dar inicio a esse bloguinho, vou citar aqui uma história que sempre gostei, acho muito interessante e válida para todas as idades pois é cheia de ensinamentos e reflexões e também porque nunca deixamos de ser um pouco criança quando crescemos!



Quem não conhece a frase "As melhores e mais lindas coisas do mundo não podem ser vistas, sequer tocadas. Devem ser sentidas com o coração." ou então "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"... Pois bem, elas pertecem ao livro "O Pequeno Príncipe", de ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, que também publicou antes "O Aviador". A primeira publicação de "O Pequeno Príncipe" foi em 1943 nos EUA e na França somente 2 anos depois. Veja mais ---->http://www.opequenoprincipe.com.br/

Quem quiser ler pela internet ----> http://www.mayrink.g12.br/pp/Cap01.htm



Lembro que meu pai mandou pra mim pelo correio de presente; eu tinha por volta dos 8 anos de idade. Tenho ele até hoje, meio velhinho mas adoro. E será de Clarinha um dia.

Espero que gostem da minha sugestão de leitura infantil!!

À todas as pessoas grandes, com alma de pessoas pequenas; à todas que guardam dentro de si, verdadeiras crianças com uma incrível imaginação infinita.



Beijos!!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS